sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Chuva de granizo atinge cidades do Rio Grande do Norte

Chuva de granizo atinge cidades do Rio Grande do Norte


Reprodução 



 Cidades da Região Seridó do Rio Grande do Norte registraram na tarde dessa quinta-feira (13) chuva de granizo. O fato inusitado foi registrado em vídeo por moradores da região.

Moradores de cidades como Lagoa Nova, São José do Seridó, Jardim do Seridó, São Vicente e Acari relataram o fenômeno – muitos desses nas zonas rurais.

Em um dos vídeos registrados por uma moradora, ela chega a dizer que estava vendo isso “pela primeira vez” na região.

Na zona rural de São Vicente, o registro foi feito na no sítio Saco de Luíza. Já em São José do Seridó, no Sítio Viração e também Malhada da Areia.

Fenômeno semelhante foi registrado na Paraíba, provocado por uma nuvem chamada Cumulonimbus. Isso ocorre quando há combinação de alta umidade e alta temperatura.

Chuvas intensas no RN

Esse fenômeno no Seridó acontece um dia após a região ter sido bastante afetada por uma intensa chuva, que atingiu também boa parte do Rio Grande do Norte. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.

Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. A Defesa Civil de Caicó vai se reunir na sexta-feira para fazer um levantamento das áreas de risco da cidade e estabelecer ações emergenciais. Em caso de urgência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.

“A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.

O aviso de chuvas intensas também ressalta perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km por hora.

De acordo com a Emparn, para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado.

“A previsão para o final de semana é de boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.

Fonte: G1RN

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário