sábado, 7 de agosto de 2021

Domingo: O dia dos Pais é uma data para reforçar os laços entre pais e filhos

 O dia dos Pais é uma data para reforçar os laços entre pais e filhos


No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.


Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.


Jornal O Globo divulga O Dia do Papai na capa do dia 15 de agosto de 1953


A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.


Comemorações mundiais

Diversos países possuem em seus calendários o Dia dos Pais. As comemorações variam conforme os costumes locais, assim como o significado que se dá à figura paterna.


A Rússia não possui uma data oficial para celebrar o Dia dos Pais. O país conta com a comemoração do Dia do Defensor da Pátria, o qual é comemorado em 23 de fevereiro e volta-se somente para os homens.


Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. A troca de presentes é muito comum, semelhantemente ao que ocorre no Brasil. Em terras portuguesas, a data é uma das comemorações mais importantes.


Alemanha também não conta com uma data oficial para a comemoração. A celebração aos pais é feita no dia da ascensão de Jesus, a qual varia conforme o calendário da Páscoa. Pais e filhos costumam passear e fazer piqueniques para comemorar.


Junho possui o maior número de comemorações do Dia dos Pais. Argentina, Peru e Reino Unido contam com celebrações no terceiro domingo do mês. Já no Paraguai, comemora-se uma semana antes. A data também é celebrada no Canadá, no dia 17, e na Grécia, no dia 21.


Na África do Sul, o Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo de agosto. Já a Austrália conta com as celebrações no segundo domingo de setembro.


Por Lorraine Vilela

Equipe Brasil Escola

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário