Emenda de Beto Rosado vai “turbinar” empreendimento de Rogério Marinho em Monte das Gameleiras
Emerson Linhares (Rapadura News)
O terceiro episódio do podcast Ecos da Política, que foi ao ar no domingo passado (18), revelou que o deputado federal Beto Rosado (PP-RN) destinou uma emenda de quase 1,5 milhão de reais para o pequeno município de Monte das Gameleiras.
O ato do político mossoroense foi comemorado pelo prefeito Jailton Félix, em postagem na página oficial da prefeitura no Instagram, no dia 29 de maio último. Diz o texto: “A prefeitura de Monte das Gameleiras, através do prefeito Jailton Félix, vem agradecer ao Deputado Federal Beto Rosado pela destinação da Emenda Parlamentar para a construção do Mirante Turístico em nossa cidade, aonde o recurso já se encontra na conta empenhado. Um importante investimento que irá atrair turistas do Rio Grande do Norte e Paraiba trazendo desenvolvimento econômico para a nossa cidade e toda população.
O trabalho não para e a nossa cidade avança no desenvolvimento!
Prefeitura de Monte das Gameleiras, uma cidade feliz!”
Realmente, a aludida emenda integra o orçamento chamado de “secreto” ou “paralelo” pelo jornal O Estado de São Paulo em reportagem acerca da manobra e o episódio dessa distribuição de emendas foi apelidado de “Tratoraço”.
Hoje o podcast Ecos da Política - apresentado pelos jornalistas Emerson Linhares, Christianne Alves e Erasmo Firmino, o Tio Colorau - revela o que está por trás da intenção do parlamentar em direcionar emenda tão poupuda para Monte das Gameleiras.
O valor preciso destinado pelo Ministério do Turismo, em 31 de dezembro de 2020, via Emenda do Relator (mas atribuída a Beto Rosado pelo próprio prefeito Jailton Félix em seu agradecimento) é de R$ 1.441.714,00 - verba a ser aplicada na construção de um mirante.
Localizada a aproximadamente 145 Km de Natal, a capital do nosso Estado, Monte das Gameleiras, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população de 2.105 habitantes. Por ser uma cidade de clima serrano sua alta estação é o “inverno”, oportunidade em que as pousadas da cidade e da região ficam devidamente lotadas.
TERRENO
Quem possui um imóvel em Monte das Gameleiras é o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O terreno foi relacionado na declaração de bens à Justiça Eleitoral em 2018 e, segundo informações, é próximo ao local de destinação do futuro mirante.
Ano passado, precisamente em 11 de agosto de 2020, uma empresa de incorporação de empreendimentos imobiliários, a Gameleira Vida Empreendimentos Imobiliários (CNPJ 38.050.255/0001-31), que tem como atividades secundárias a compra e venda de imóveis próprios e o loteamento de imóveis próprios, foi constituída pelo ministro Rogério Marinho.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano (DDRU), Francisco Soares de Lima Júnior, aparece como sócio nesta empresa. Auxiliar de Rogério, Lima Junior é também membro do conselho da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), pelo qual embolsa mensalmente R$ 3.580,14.
05 de novembro de 2020, portanto um mês antes da Prefeitura de Monte das Gameleiras firmar o convênio com o Ministério do Turismo, a Gameleira Vida Empreendimentos Imobiliários entrou com pedido de licença ambiental para a construção de um condomínio no terreno de propriedade de Rogério Marinho, nas proximidades do futuro mirante.
Finalizando, o Ecos da Política demonstrou que aconteceu um encadeamento de ações para beneficiar, com dinheiro público, uma propriedade privada em gestação, no caso um condomínio, e que teve colaboração direta do deputado federal Beto Rosado, ao alocar os recursos para o desenvolvimento turístico da pequena Monte das Gameleiras e assim “turbinar” (diga-se valorizar) o empreendimento de Marinho.
O OUTRO LADO
O deputado federal Beto Rosado foi indagado sobre o assunto no programa Foro de Moscow, edição do dia 19 de julho, e na oportunidade ele disse que não foi comprado para votar em Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, que Lira é seu amigo e parceiro político.
Sobre as emendas, Beto disse que os deputados têm liberdade para apresentar emendas individuais e também indicar obras a serem pagas com recursos extras dos ministérios, que não há ilegalidade nisso.
Quanto à escolha de Monte das Gameleiras, o deputado disse que o prefeito também é do Progressistas e que ele teve aproximadamente 50% dos votos para deputado no município. Frisou: também que a obra tem o objetivo de atrair turistas, vez que a cidade tem nesse setor uma grande fonte de receita.
CRONOLOGIA
Fonte: blogdachris.com
0 Comments:
Postar um comentário