quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Nutrição: Limão com água morna em jejum emagrece? Descubra!

Nutricionista desvenda prática adotada por muitas pessoas que buscam perder peso e fala das propriedades dessa fruta rica em vitamina C
Por Eu Atleta/Rio de Janeiro


Quando o assunto é emagrecimento, todo mundo tem uma dica ou dieta para passar adiante. Certamente você conhece alguém que tenha o hábito de tomar água morna com limão diariamente me jejum. O objetivo seria ativar o metabolismo para que ele funcione melhor ao longo do dia. Mas isso dá certo? Existe alguma base científica que comprove a eficácia do limão para este fim? Para descobrir, consultamos a nutricionista Cristiane Perroni para falar sobre a fruta e suas funções, sejam elas reais ou mitos.
- O limão é excelente fonte de carboidratos, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Por exemplo, limonada e água com gás com limão espremido são indicados como substituição a refrigerantes nas grandes refeições. Outra propriedade do limão, por ser fonte de ácido ascórbico, potente antioxidante, é ser adicionado a preparações ou frutas (maçã cortada, salada de frutas) para aumentar o tempo de vida e preservar a cor das frutas - afirmou a nutricionista.


Limão é fonte de vitamina C, carboidrato e minerais (Foto: iStock Getty Images)

Mas e em relação ao emagrecimento? Tomar limão em jejum é verdade ou mito?
- Não existem alimentos ou medicamentos emagrecedores. Não há algo que possamos ingerir e que sem esforço algum vá reduzir a gordura corporal. A redução de peso ocorre quando conseguimos realizar um “balanço energético negativo”, ou seja, ingerimos menos calorias e/ou aumentamos o gasto energético em atividades do dia a dia e na prática esportiva. Uma equação matemática. Portanto, tomar água quente com limão em jejum ou limão em qualquer momento do dia não emagrece - garantiu Cris Perroni.
No entanto, segundo ela, esse hábito de tomar água morna com limão pela manhã não é totalmente sem função.

- Líquidos mornos ou quentes estimulam a motilidade intestinal através do que chamamos de efeito gastrocólico. Portanto, tomar água morna ao acordar ajudaria na regularização intestinal, estimulando a evacuação. O papel do limão seria dar sabor - observou.

Além disso, o limão, como dito acima, é excelente fonte de vitamina C e, por isso, exerce várias funções importantes no nosso organismo. Confira algumas:
- Participa de diversos processos metabólicos como a síntese de colágeno
- Aumenta a absorção do ferro não-heme (origem vegetal: feijão, lentilha, espinafre, couve...) ao ser utilizado na grande refeição, prevenindo a anemia.
- Age como antioxidante, combatendo os radicais livres e nutre as células
- Atua no sistema imunológico
- Ajuda na cicatrização, fraturas, contusões e sangramento de gengivas.
O limão ainda ajuda no controle da acidez estomacal e, por conter potássio, contribui para aumentar a proporção desse nutriente na nossa dieta.
Confira abaixo a composição nutricional do limão Tahiti (100g):
Energia - 32kcal
Carboidratos - 11,1g
Proteínas - 0,9g
Lipídeos - 0,1g
Fibras - 1,2g
Cálcio - 51mg
Magnésio - 10mg
Potássio - 128mg
Vitamina C - 38,2mg
Sódio - 1g
Fósforo - 24mg
Literatura:
Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) – 4ª edição revisada e ampliada. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, São Paulo, 2011.
SCHWALFENBERG, G. K. The alkaline diet: Is there evidence that an alkaline pH diet benefits health? Journal of Environmental and Public Health, v. 2012, p. 1-7, 2011

Fonte:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/limao-com-agua-morna-em-jejum-emagrece-descubra.ghtml


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