Desfile da Fendi na temporada de moda de Milão 2016 imagem: Getty Images
Bloomberg
Uma multidão de
especialistas em moda sacou seus telefones quando alguns participantes bizarros
apareceram pouco antes do desfile de moda de Milão da Fendi, no início do ano.
Um deles estava caracterizado como um alegre inseto rosa com olhos de
vidro gigantes; o outro, uma carrancuda bola de pelos azul com um olhar
ressentido. Ambos pareciam ter saído da terra da fantasia de uma criança.
Acenando para o público, os Fendirumi, como são chamados, se sentaram e
esperaram Kendall Jenner liderar as modelos na passarela.
Foi uma apresentação boba de uma grife séria, mas baseada em dinheiro de
verdade. Esses monstros não são meras extravagâncias -- eles têm produtos
correspondentes, por exemplo, na forma de chaveiros criados para serem
pendurados em bolsas muito caras.
As versões em miniatura desses mascotes custam US$ 1.500 cada uma e eles
são apenas dois de uma linha completa de bichos e monstros estranhos que
geraram uma tendência de moda internacional. Outros dos chamados insetos maus,
como um mink de 15 centímetros e um ciclope em pele de raposa, são vendidos a
partir de US$ 600, o preço mais barato.
Trata-se de acessórios para acessórios e geram muito dinheiro.
Desde que a Fendi lançou seus estranhos enfeites, em 2013, as grifes
correram para lançar produtos semelhantes. A Adrienne Landau, a Furla e a
Kendall + Kylie lançaram suas próprias linhas de pompons. A Prada vende um
conjunto fofo de enfeites de ursos e robôs.
A Anya Hindmarch está apostando em peculiares chaveiros com moedeiros,
em borlas decorativas e em stickers de couro. Ela chegou a lojas de shopping
como Express, Charlotte Russe e Wet Seal.
Cada uma busca uma fatia maior do mercado de acessórios pessoais dos
EUA, de US$ 102 bilhões, um número monumental calculado pela empresa de
pesquisa de mercado Euromonitor que inclui de tudo, de joias finas e produtos
de couro a malas e canetas chiques.
Existe "um humor por acessórios frívolos, divertidos,
bem-humorados, brincalhões", disse Ella Hudson, analista de acessórios da
empresa de inteligência de tendência de moda WGSN.
Por que pendurar um monstro de pelúcia de olhos grandes em uma bolsa
elegante? Isso faz o acessório irradiar mais a personalidade de quem o usa, uma
declaração assertiva da individualidade.
E, ao usar acessórios com outros acessórios, é possível misturá-los e
combiná-los dependendo do clima, do humor e do evento para o qual você vai.
Fica mais improvável encontrar outra pessoa com uma combinação igual. Os looks
possíveis e conjuntos inexplorados aumentam exponencialmente.
Fonte:http://estilo.uol.com.br/moda/noticias/bloomberg/2016/11/21/monstrinhos-de-pelucia-ganham-o-mundo-da-moda.htm
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