sábado, 10 de outubro de 2015

ANORC presta homenagem a criadores que contribuíram para a pecuária do Estado

ANORC presta homenagem a criadores que contribuíram para a pecuária do Estado

Na abertura da Festa do Boi 2015, que acontece na tarde deste sábado (10), a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC) realiza, mantendo a tradição, a entrega de três placas homenageando personalidades que deram uma contribuição importante para a pecuária do Rio Grande do Norte. Para este ano, a diretoria da ANORC escolheu homenagear os criadores Josemar França (criador destaque do ano com excelentes resultados da raça Sindi), Arnon Francisco (in memorian) e Nélio Dias (in memorian), ambos com uma atuação decisiva em prol da agropecuária norte-rio-grandense.
Arnon Francisco, falecido há dez anos, é um dos homenageados. A marca da sua Fazenda Boa Vista, pioneira na criação e seleção das raças Indubrasil e Nelore, comemora 50 anos em 2015. Arnon foi um dos primeiros a exportar gado no Estado. Exportou em 1975 para Moçambique, na África, animais Indubrasil, por navio. Em 1980, exportou para a Tailândia, de avião. Venceu campeonatos nacionais, como Uberaba, Teresina, Goiânia e em todo o Nordeste.  Arnon foi o único criador potiguar com mais de 5 mil animais zebuínos registrados na ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos e chegou a ser agraciado, em vida, com a honraria de Gran Comendador Chanceler como destaque profissional em título concedido pelo Senado Federal.
Pecuarista na região do Mato Grande há mais de 30 anos, Josemar França é homenageado este ano pela ANORC por ser sido destaque e apresentado excelentes resultados na criação e seleção da raça Sindi. Josemar tem se dedicado muito a melhoria dos seus rebanhos. Criador de gado Nelore originalmente, em 2001 iniciou seu plantel Puro de Origem com a raça Guzerá. E em 2002 começou a criação de gado da raça Sindi. Pela raça Sindi, adquiriu uma paixão e investiu muito. Hoje o Sindi é o ponto forte de Josemar, que apresenta uma série de evoluções e resultados significativos com seus animais, premiados em diversas exposições, inclusive na Festa do Boi.
Um dos homenageados da ANORC em 2015 é o ex-deputado federal Nélio Dias (in mamorian), que pautou a sua vida pública pela defesa intransigente do produtor rural. Nélio, que faleceu há 8 anos, caracterizou sua atuação parlamentar em defesa da agricultura brasileira, principalmente dos agricultores da região semi-árida do Nordeste. Na Câmara Federal, foi titular da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Foi secretário estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária no Rio Grande do Norte. Dedicou-se a criação de caprinos e ovinos e uma das suas maiores marcas, da qual se orgulhava e é lembrado por muitos, foi a sua luta em torno da renegociação das dívidas dos agricultores. Em 1998, liderou o 1º Grito da Seca, atraindo para a cidade de Lajes, no sertão potiguar, inúmeras lideranças do setor agrícola brasileiro.

-- 

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário