sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Hoje é dia da coluna Atualize-se by Caio Augusto...


Álcool e Insônia melhoram o raciocínio lógico e a criatividade?
            A nossa matéria de hoje fala sobre um tema curioso, pois se sabe que os estudantes quando ingressam na universidade são apresentados a uma nova realidade, que para a maioria deles até então um pouco desconhecida. Uma nova proposta de levar a vida, com mais liberdade, atrelado a mais responsabilidade também onde seus resultados na vida serão reflexos de suas escolhas, e nem todos fazem opção pelo certo, ou melhor, dizendo “mais prudente”.  Alguns gostam de adrenalina, de provar o “novo”, de arriscar-se ou cometer uma loucura de vez em quando, e quase sempre nesses momentos um dos grandes companheiros dos estudantes é o álcool... rsrsrsrs. Portanto as Universidades de Illionis e de Albion realizaram pesquisas com estudantes para averiguar se o raciocínio lógico e criatividade funcionam melhor sob o efeito de álcool e insônia.
            De forma independente, os estudos foram realizados e a de certa forma acabam indo contra o senso comum no que diz respeito ao desempenho, pois os resultados na Universidade de Illinois, em Chicago, comprovaram que os estudantes se saíram melhor nas questões de lógica ( resolvendo-as em menos tempo) e mais criativos, quando consumiam bebidas alcoólicas, em relação aos alunos que não haviam ingerido álcool.
            Na Universidade de Albion, em Michigan, a pesquisa feita submeteu universitários a testes de álgebra de manhã e à noite. E o resultado foi que, os que realizaram ao final do dia tiveram performance 50% maior.
            Pessoalmente, quando vou dormir, relaxo e minha cabeça começa a borbulhar de idéias. E uma coisa puxa a outra, até acabo me levantando para anotar as idéias e não esquecer depois. Quanto ao uso de bebidas alcoólicas, acredito que uma certa dose ingerida, encoraja as pessoas a fazerem algo q talvez mais sóbrios não tivessem coragem, e faz aflorar uma criatividade q talvez esteja dentro de você e por algum motivo não consegue externá-la. Tenho certeza que não precisamos do álcool para sermos melhores, já nascemos com a capacidade de nos auto-superar diariamente, basta buscar!



 



Abaixo, alguns depoimentos de estudantes brasileiros:



“Penso ser particular ao método que cada um se acostumou, comigo estando com insônia é bem mais produtivo na maioria das vezes, e a noite claro.”
(Elayne dos Santos, estudante de Engenharia Civil)

“Isso é verdade mesmo. Ontem estava tomando uma cachaça e programando uma coisa difícil. Meu QI aumenta muito mais com bebida moderada, e cai muito quando eu durmo mal.”
(Mário Meyrelles)

“Realmente! Eu já tirei essa conclusão sobre mim, consigo achar soluções, criar, aprender e etc no período da madrugada quando tenho insonia. É como se o cérebro funcionasse e desenvolvesse ideias que provavelmente durante o dia eu teria dificuldade de pensar ou realizar. Espero que um dia tenhamos uma explicação cientifica que possa fazer com que entendamos o por que desse desenvolvimento elevado nos casos de insonia ou embriagues. :)”

(Bruna Clemente)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário